Mais duas aeronaves SenseFly eBee são inspecionadas para obter o CAER

Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA (CAER) permite os voos BVLOS do SenseFly eBee

O setor agrícola no país se destaca com a aplicação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) profissionais. Nesse cenário, aeronaves com Autorização de Projeto para voos BVLOS (além do alcance visual do piloto remoto) ganham especial atenção.

É o caso do SenseFly eBee, primeiro Drone autorizado pela ANAC para voos além do alcance visual no país.

Do monitoramento dos índices de vegetação, ao levantamento de linhas de plantio e falhas na agricultura, esses Drones têm atuação destacada no país.

Pensando nisso, as empresas CONGEO, de Jataí (GO), e FUTURASIG / GEOPALMA, de Imperatriz (MA), decidiram obter o Certificado CAER e Certificado de Matrícula (CM), que permitem a operação BVLOS (além do alcance visual do piloto) de suas aeronaves SenseFly eBee Plus.

O CAER habilita as aeronaves com Projeto Autorizado na ANAC a voarem dentro do escopo aprovado. Para o SenseFly eBee, esse certificado atesta a conformidade com o projeto para voos BVLOS. Os Drones são comercializados no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

Mesmo com Projeto Autorizado para voos no país, a Autorização ANAC não habilita, automaticamente, todas as aeronaves SenseFly a voarem nesse escopo. Para poder usufruir dessa aprovação e voar BVLOS, cada operador deve obter o Certificado CAER para sua aeronave SenseFly.

O CAER é obtido através da modificação e vistoria técnica, executadas pela empresa de Engenharia & Consultoria AL DRONES, responsável pela condução da Autorização de Projeto ANAC.

“Obter o CAER é fundamental para as aeronaves que tenham Projeto Autorizado na ANAC, para que possam voar BVLOS dentro da Regulamentação”

ressalta Lucas Florêncio, sócio da empresa

 

Com o CAER, os Drones SenseFly eBee se tornam capacitados para voos BVLOS. O retorno em produtividade é marcante, alavancando o uso no setor agrícola em voos até 5 quilômetros de distância do piloto. Esse é o caso das aeronaves em processo de obtenção do certificado, das empresas CONGEO e FUTURASIG / GEOPALMA, grandes operadoras do eBee.

A obtenção do CAER para voos BVLOS das aeronaves SenseFly é um grande passo para a aviação do país. É fator essencial para a profissionalização do setor de Drones, habilitando os equipamentos com Projeto Autorizado a serem legalizados no escopo aprovado pela ANAC.

Para mais informações sobre como obter o CAER e legalizar sua aeronave SenseFly eBee para voos BVLOS, entre em contato com a AL DRONES ou solicite em nosso site.

Fonte: Portal MundoGEO

Localização

Escritório Ribeirão Preto