Santigo & Cintra
Trimble
Spectra
senseFly
Parrot
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Utilização dos drones multirotores na topografia

Utilização dos drones multirotores na topografia

Drones multirotores na topografia

A topografia sentiu uma recente transformação com a chegada de equipamentos modernos a um custo acessível no mercado. Dessa forma a topografia passou a utilizar os drones sendo mais um aliado para realizar mapeamentos de áreas.

Primeiramente, antes de saber mais sobre essa transformação, vamos entender melhor sobre a topografia e os drones.

A topografia

A topografia é uma das ciências mais antigas dentro das geociências. Ela é responsável pelos estudos das características presentes na superfície de alguma determinada área ou porção da superfície terrestre. É uma ciência que também está relacionada a cartografia, a ciência que estuda os mapas.

A topografia era feita de forma mais restrita devido ao seu alto custo, estando presente em órgãos públicos e grandes empresas de engenharia. Com a chegada dos drones no mercado, a topografia sofreu uma transformação, tornando-se mais ágil e acessível.

Basicamente são utilizados princípios básicos da fotogrametria para realizar levantamentos planialtimétricos. Em seu método convencional, encontra-se algumas dificuldades como a acessibilidade restrita, equipes em campo e o tempo, que podem ser superadas com a chegada dos drones.

Os drones multirotores

Com a evolução da tecnologia, hoje é possível realizar os levantamentos planialtimétricos através dos drones multirotores, considerados uma evolução tecnológica para o mapeamento de áreas. Os drones multirotores são equipamentos compactos, modernos, inovadores e com uma gama de recursos.  Podemos citar três drones multirotores da Parrot que trazem ainda mais inovação ao mercado:

  • ANAFI- drone ultra-compacto 4K para todos os negócios. Possui câmera 4k HDR/21MP com orientação vertical de 180° que consegue atingir áreas inacessíveis. Recomendado para aquisição de dados para topografia, além de ser uma ótima ferramento para inspeção.
     
  • BePop-Pro Thermal - solução para imagens térmicas. Drone multiuso com 2 câmeras embutidas que fornece uma visão geral e alta resolução em imagens convencionais e térmicas.
     
  • Bluegrass - é um multirotor multiuso, fácil de usar e pilotar. Possui tecnologia avançada de piloto automático, com 2 câmeras embutidas e um sensor multiespectral da Parrot, um forte aliado para realiazar mapas para agricultura.

Dessa forma, com mais inovação e tecnologia no mercado nota-se um aumento crescente da utilização destes recursos para levantamentos não apenas topográficos, mas com diversas outras utilidades.
 

Benefícios dos drones multirotores na topografia

A utilização dos drones na topografia mudou a forma como essa atividade é realizada, trazendo mais benefícios para quem precisa dela.

beneficios-dos-drones-na-topografiao lançamento dos drones multirotores da Parrot.

 

Santiago e Cintra
Santiago e Cintra

Há mais de 38 anos no mercado, a Santiago & Cintra é líder em todas as suas áreas de atuação, representando no Brasil as maiores e melhores marcas mundiais de Geotecnologias.