Santigo & Cintra
Trimble
Spectra
senseFly
Parrot
Pix4D
Dji Enterprise
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Quais os tipos de receptores?

Quais os tipos de receptores?

O receptor GPS é um equipamento capaz de ler informações emitidas pelos satélites em órbita, e calcular as coordenadas geodésicas (latitude, longitude e altitude) sendo possível ter dados precisos a respeito de um determinado local.

Os receptores servem para diversos fins, podendo demonstrar, por exemplo, a área de um local a ser construído, ou de um local para plantação, ou, quem sabe, a rota de caminhões das empresas (com estimativas de chegada).

Dessa forma, fica muito mais fácil se organizar e ter as informações relevantes e necessárias para um bom planejamento, tanto para questões internas de uma organização quanto para os seus clientes.

Os tipos de receptores

Dependendo da sua precisão, os receptores são classificados como Navegação, Topográficos ou Geodésicos.

Os receptores de Navegação fazem a gravação das coordenadas obtidas, mas não registram as observáveis (dados brutos). Usualmente utilizam o código C/A e tem precisão de aproximadamente 10 metros, sendo utilizados, principalmente, localização instantânea e navegação (automotiva).

Os receptores topográficos tem capacidade de gravar dados brutos das observáveis. A principal é da fase L1 (o código C/A também pode ser lido e gravado) e sua precisão é em geral abaixo de 3m, podendo chegar a submétrica, quando realizada a correção diferencial (processamento em relação a bases fixas de coordenadas conhecidas). Suas principais aplicações são: mapeamento (SIG), saneamento, cadastramento de feições de interesse, cadastramento urbano, cadastro elétrico e Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os receptores geodésicos, assim como os topográficos, gravam os dados brutos das observáveis. As principais são as fases L1 e L2, sendo que sua precisão é centimétrica quando realizado o pós-processamento de dados. As aplicações são voltadas para obras (grandes construções), levantamentos topográficos, georreferenciamento de Imóveis Rurais e posicionamento de alta precisão.

E você, já conhecia os tipo de receptores e suas diferenças? Deixe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso blog para conhecer mais sobre novas tecnologias de geoprocessamento.

Santiago e Cintra
Santiago e Cintra

Há mais de 38 anos no mercado, a Santiago & Cintra é líder em todas as suas áreas de atuação, representando no Brasil as maiores e melhores marcas mundiais de Geotecnologias.