O que é GNSS?

O GNSS (Global Navigation Satellite System) é o nome dado para os sistemas de satélites que permite que equipamentos forneçam, através da indicação de coordenadas, a localização de determinado ponto na superfície terrestre.

O sistema é composto pelos satélites GPS (americano), o GLONASS (russo), GALILEO (europeu), BeiDou (Chinês) e o QZSS (japonês), além das SBAS, chamados de redes de aumento, que são grupos de satélites geoestacionários localizados sobre alguns continentes. Dentre elas, podemos citar a WASS (americano) e a EGNOS (europeia).

Um dos equipamentos capazes de rastrear os sinais GNSS é o SP60 da Spectra.

Como funciona o receptor SP60?

como-funciona-o-receptor-sp60

O Spectra SP60 é um receptor geodésico de última geração, capaz de captar sinais das constelações GPS, Glonass, Galileo e BeiDou.

Com a exclusiva tecnologia Z-Blade que permite que o receptor se posicione rastreando apenas cinco satélites, não necessariamente da mesma constelação, ou seja, tal tecnologia potencializa o desempenho do equipamento, tornando-o ainda mais ágil e preciso, principalmente sob condições desfavoráveis.

Extremamente versátil, o Receptor SP60 fornece ao operador diversas possibilidades de trabalho, entre elas podemos destacar:

  • RTK via rádio UHF interno de 2Watts de potência;
  • RTK via Ntrip (internet) via a rede RBMC/IBGE ou de uma base proprietária;
  • RTK via Bluetooth de longo alcance, ideal para trabalho em pequenas áreas, possibilita um alcance de 300m entre a base e o rover;
  • CenterPoint RTX, oferecendo precisão centimétrica em tempo real (horizontal de até 2cm), sem a necessidade de uma estação base RTK convencional;
  • Pós-Processamento de dados.

O que é o sistema RTK e como funciona?

o-que-e-o-sistema-rtk-e-como-funciona

O RTK (Real Time Kinematic) é a nomenclatura dada ao posicionamento cinemático em tempo real de alta precisão. Há diversas vantagens do RTK em relação ao sistema pós-processado, entre elas, vale ressaltar a rapidez com que cada ponto é coletado e que com ele não é necessário fazer o pós-processamento dos dados coletados no escritório, garantindo assim maior agilidade e produtividade.

Para conseguir fornecer a precisão em tempo real, o sistema necessita que seja feita uma correção diferencial. Existem algumas possibilidades para que essa correção diferencial seja feita, atualmente a forma mais praticada no Brasil é via rádio UHF, ou seja, os receptores base e rover conseguem se comunicar via rádio, troncando informações diversas que possibilitam melhorar a precisão do equipamento.

Há também outras formas de se obter essa precisão em tempo real, entre elas podemos citar a Ntrip (Networked Transport of RTCM via Internet Protocol), onde o receptor GNSS se comunica via internet com alguma rede de bases geodésicas, normalmente a rede RBMC do IBGE, além do serviço CenterPoint RTX fornecido pela Trimble.

O que é o serviço CenterPoint RTX da Trimble?

o-que-e-o-servico-centerpoint-rtx-da-trimble

O Trimble CenterPoint RTX (Real Time eXtended) é um serviço (assinatura anual) de correção via satélite, capaz de fornecer uma precisão centimétrica em tempo real que pode chegar a até 2cm na horizontal, sem a necessidade de uma estação base RTK convencional.

O tempo de convergência inicial do sinal é de aproximadamente 15 minutos e possui cobertura em todo o território nacional.

Principais vantagens e benefícios:

  • Produtividade e alta precisão em campo a um custo acessível;
  • Não há necessidade de um receptor base;
  • Não há necessidade de um ponto de coordenadas conhecidas no local;
  • Menor investimento, diminuindo os riscos;
  • Ótima precisão com repetibilidade ano após ano.

O receptor SP60 é uma das melhores soluções em receptor GNSS. Para saber mais informações entre em contato e fale com nossos especialistas.

Localização

Escritório Ribeirão Preto