Santigo & Cintra
Trimble
Spectra
senseFly
Parrot
Pix4D
Dji Enterprise
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

O que é a RBMC e para que serve?

O que é a RBMC e para que serve?

A RBMC - Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS é um conjunto receptores GNSS (Global Navigation Satellite Systems), também chamados de estações de referência, que possuem alta capacidade para rastrear satélites de forma contínua. Tais receptores possuem alta precisão e alto desempenho, sendo que suas observações para a determinação de coordenadas são disponibilizadas em arquivos diários ou em tempo real.

Desde 1996, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) junto com o seu departamento de Geodésia estabeleceu a RBMC, promovendo a aplicação em diferentes áreas em todo território brasileiro. Na cartografia, por exemplo, ela está presente na fotogrametria, atualização cartográfica e no controle de qualidade posicional.

A RBMC sofreu uma revolução com a utilização da tecnologia GNSS, onde as atividades relacionadas a navegação e posicionamento passaram a ser realizadas de forma mais rápida, precisa e econômica.

Conforme as técnicas de posicionamento evoluem, o papel da RBMC se torna cada vez mais importante.

 

Estações da RBMC

estacao-de-referencia

Além dos receptores GNSS que coletam e armazenam continuamente as informações, as estações de referência possuem antenas e sistemas de fornecimento de energia elétrica. Dessa forma, cada estação da RBMC possui um receptor e uma antena geodésica, conexão com internet e fornecimento contínuo de energia. As observações são obtidas através do rastreio dos sinais dos satélites das constelações GPS e GLONASS.

A maior parte das estações da RBMC são equipadas com receptores Trimble NetR9 e antena Zephyr Geodetic. Para conhecer mais sobre este equipamento, clique em nosso site na página do Receptor Trimble NetR9 Ti-3

As coordenadas das estações são determinadas com alta precisão e estão no Datum SIRGAS2000 – Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas, sistema geodésico oficial do Brasil. Elas são materializadas através de pinos de centragem forçada, cravados em pilares estáveis.

 

Para que serve a RBMC?

A RBMC é a principal rede ativa do Brasil e tem um importante e fundamental papel nas atividades e aplicações geodésicas e topográficas.do país. Suas estações disponibilizam gratuitamente aos seus usuários observações de grande confiabilidade e qualidade.

Totalmente automatizadas, permitem que as observações permaneçam organizadas na memória do receptor armazenadas em arquivos diários. Esses arquivos podem ser baixados pela internet em até 24 horas após a data de observação.

Como todas as estações da RBMC estão em SIRGAS2000, as mesmas desempenham o papel do ponto de coordenadas conhecidas do SGB – Sistema Geodésico Brasileiro. Isso possibilita que os usuários realizem transportes de coordenadas por meio de posicionamento relativo (pós-processamento de dados) ou trabalhem com RTK via NTRIP/Internet, além de referenciar todos os levantamentos/trabalhos ao SGB.

 

Para saber mais sobre esse e outros conteúdos, acompanhe o nosso blog.

Santiago e Cintra
Santiago e Cintra

Há mais de 38 anos no mercado, a Santiago & Cintra é líder em todas as suas áreas de atuação, representando no Brasil as maiores e melhores marcas mundiais de Geotecnologias.