Estação Total: como utilizar na Topografia

A estação total é um equipamento essencial na Topografia, pois proporciona medições precisas, realiza cálculos em campo, possibilita a implantação dos projetos elaborados em escritório e permite gerar mapas da área de interesse medida.

A Topografia é uma atividade que desencadeia operações que necessitam de precisão, sendo assim a estação total um dos equipamentos mais importantes para os profissionais da área.

Neste blog post você vai saber mais detalhadamente o que é uma estação total, qual suas aplicações e os modelos disponíveis no mercado.

O que é uma estação total?

A estação total é um equipamento eletrônico utilizado para medidas de ângulos e distâncias nos levantamentos topográficos. Também conhecida como taqueômetro, a estação total é a junção de dois instrumentos: o teodolito e o distanciômetro.

O Teodolito é um instrumento óptico utilizado para medir ângulos. Já o distanciômetro eletrônico é utilizado para medir distâncias inclinadas.

Sendo assim, a estação total armazena medidas que fornecem informações precisas do terreno e, que posteriormente, quando descarregados em um computador e através de softwares específicos, possibilitam a elaboração de mapas e projetos.

Mas afinal, como funciona uma estação total?

como-funciona-uma-estacao-total

Para realizar as medidas em campo, a estação total deve ser instalada em um tripé sob um ponto de coordenadas conhecidas, nivelada e orientada. Em seguida, é feita a pontaria até os pontos de interesse, não podendo haver nenhuma obstrução neste trajeto.

Ao clicar em medir, a estação total calcula a distância até o ponto medido através do tempo de deslocamento (ida e volta) do feixe laser e armazena os ângulos horizontais e verticais. Para que haja o retorno do sinal é necessário que a superfície do ponto de interesse seja refletiva ou é necessário a instalação dos chamados prismas topográficos, que são alvos dotados de espelhos e com centro bem definido.

Todas essas informações de cada ponto medido em campo ficam armazenadas na estação total. No escritório, esta caderneta de campo é descarregada em softwares topográficos que irão gerar o mapa da área levantada.

Quais os tipos de estações totais

quais-os-tipos-de-estacoes-totais

As estações totais podem realizar a medição de ângulos e distâncias com ou sem prisma, sendo esta sua primeira classificação. Os equipamentos considerados de melhor qualidade chegam a medir uma angulação com precisão de 0,5”. Outros modelos mais modernos são robotizados e permitem que o operador controle o equipamento a distância através de um tablet e realizem o escaneamento a laser com velocidade de até 26 mil pontos por segundo.

Você pode escolher a estação total de acordo com a sua necessidade. A Santiago & Cintra possui soluções em estações totais que vão facilitar e otimizar a sua operação.

  • Estação total C5

A Estação Total Eletrônica Trimble C5 possui ajuste de FOCO AUTOMÁTICO, sem a necessidade de intervenção do operador, que garante economia de tempo e maior produtividade nos levantamentos. Além disso, a mesma já vem com o software de campo Trimble Access que torna seu trabalho de campo mais fácil e rápido e permite medições de até 800m sem prisma.

  • Estação total S5

A Estação Total Trimble S5 possui tecnologia MagDrive da Trimble que permite o acionamento eletromagnético sem atrito. Dessa forma o equipamento realiza movimentos com velocidades de até 115° por segundo.

Com alta velocidade e algoritmos avançados a Estação Total Trimble S5 é capaz de seguir o movimento de um prisma automaticamente. Assim, ela realiza medições diretas e inversas de forma automática, podendo ser utilizada no monitoramento de estruturas.

  • Estação Total S9

A Estação Total Trimble S9 assim como a estação total S5, possui tecnologia MagDrive mas se destaca por permitir o direcionamentos dos movimentos utilizando imagens apresentadas em tempo real no monitor do coletor de dados, possibilitando realizar anotações sobre as mesmas. No escritório as imagens coletadas podem ser utilizadas para extrair medidas sobre as fotos.

Além disso, é possível fazer pontarias automáticas e precisas para prismas a até 2500 metros de distância. Permite medições com precisões de até 0,8mm + 1ppm.

  • Estação total SX10

A Estação Total SX10 é uma estação de varredura capaz de coletar até 26 mil pontos por segundo, com imagens e dados em alta precisão. É a soma das funções de uma estação total com o laser scanner em um único equipamento.

A estação total é a combinação das funções de medição do teodolito com o medidor eletrônico de distância, além da vantagem de um controle central único. Ao longo dos anos passou por uma grande evolução e, hoje, possui modelos que permitem o escaneamento laser de milhares de pontos por segundo.

Sendo assim, a estação total otimiza os trabalhos do operador, aumenta a precisão e consequentemente a qualidade e reduz os custos de operação. Além disso, é possível observar que o tempo de processamento de dados também é reduzido.

Você pode escolher a estação total de acordo com a sua necessidade de trabalho e aproveitar toda tecnologia e praticidade que estes equipamentos oferecem.

Na Santiago & Cintra você encontra opções que se adequam ao seu trabalho, podendo adquirir ou solicitar a locação da sua estação total.

Localização

Escritório Ribeirão Preto