Santigo & Cintra
Trimble
Spectra
senseFly
Parrot
Fique por dentro das novidades:
loadingEnviando...

Como utilizar os drones para inspeção de estruturas?

Como utilizar os drones para inspeção de estruturas?

Drones para inspeção de estruturas

Os drones têm auxiliado no trabalho de muitas empresas na inspeção de estruturas. Para entender melhor, primeiramente devemos ter em mente que toda estrutura deve ser inspecionada.  A inspeção de estruturas tem a finalidade de examinar as atividades e/ou interferências que atuam nas estruturas, tais como os aspectos de temperatura, danos, geometria, posição e topografia a fim de dar subsídios a sua manutenção. Pontes, linhas de transmissão e telhados são exemplos de estruturas para inspeção.

Considerada uma atividade complexa e de alto risco, exige um alto grau de detalhamento e requer tempo. Dessa forma e devido a essa complexidade muitas empresas encontram dificuldades para realizar esta atividade.

Porém, com o avanço da tecnologia e a chegada dos drones no mercado, muitas soluções vieram para resolver esse problema.
 

Como é feito a inspeção de estruturas?

A inspeção de uma estrutura é importante para identificar e acompanhar como a mesma se encontra, detectar algum problema e/ou interferência, seja ela interna ou externa e deve ser realizada de forma regular. Devido a geometria, localização, altitude, entre outros fatores, a inspeção de estruturas é uma atividade detalhista, uma vez que é preciso analisar e coletar informações sobre o estado da estrutura.

Nesta inspeção é realizado um exame visual da estrutura sem a utilização de equipamentos e/ou recursos especiais, sendo registradas, quantificadas, dimensionadas e localizadas as possíveis anomalias identificadas na mesma. Ou seja, verifica-se a sua integridade, bem como necessidades para adequá-las a normas técnicas e de segurança. Dessa maneira, além de ser um trabalho complexo, requer tempo para realização.

inspecao-de-estruturas

            A análise dos resultados das inspeções fornecem informações para tomada de decisões – manutenção da estrutura, utilização de equipamentos específicos, desocupação do local, dentre outros.

Como os drones têm beneficiado o trabalho de inspeção de estruturas?

Os drones ou VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados) estão revolucionando o mercado e beneficiado muitas empresas no trabalho de inspeção de estruturas. Equipamentos de pequeno e médio porte, com tecnologia e softwares avançados, além de sensores e câmeras embarcados, os drones trazem um conjunto de soluções que têm cada vez mais contribuído para o trabalho de inspeção das estruturas.

Estes sensores e câmeras embarcados captam imagens em alta resolução, capazes de levantar informações necessárias e muito mais precisas sobre a estrutura inspecionada. Além disso, podem chegar a lugares de difícil acesso e invisíveis ao olho humano.

Sendo assim, o responsável pelo trabalho pode fazer um planejamento do trajeto de voo, bem como a área a ser inspecionada. Posteriormente, através de softwares de altíssima tecnologia, processa estas imagens e gera relatórios que possibilitam a tomada de decisões muito mais precisas.

Os drones tornaram a inspeção de estruturas muito mais eficaz, com maior produtividade e menor custo, permitindo obter resultados mais rápidos e precisos.

Por fim, podemos concluir que as empresas que utilizam esta tecnologia diminuem os riscos das suas equipes de campo e entregam os resultados em menor tempo, com mais detalhes e maior precisão.

 

Pensando em trazer soluções cada vez mais eficientes e inovadoras, a Santiago & Cintra apresenta ao mercado o portfólio de drones multirotores da Parrot.

Solução de fácil usabilidade, leves e portáteis, podem ser utilizados na inspeção de estruturas e em diversos mercados como mineração, monitoramento termais, energia, áreas industriais, agricultura, entre outros.

 

Para saber mais acesse nossa página de lançamento dos produtos Parrot e esclareça suas dúvidas com um consultor.

Santiago e Cintra
Santiago e Cintra

Há mais de 38 anos no mercado, a Santiago & Cintra é líder em todas as suas áreas de atuação, representando no Brasil as maiores e melhores marcas mundiais de Geotecnologias.